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Cosméticos em barra são a nova tendência da indústria

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Foto: Reprodução

Os cosméticos em barra, com pouca ou nenhuma água em sua formulação, são a nova aposta da indústria de cosméticos e vêm conquistando espaço nas prateleiras das farmácias. Trata-se de uma medida sustentável, que contribui positivamente na diminuição do consumo hídrico na etapa de produção do produto.

Com a redução de água, os cosméticos ganham versões em barra e em pó, texturas mais fáceis de serem manuseadas e que ocupam menos volume. As opções presentes no mercado já são diversas e vão desde xampu sólido até pastilha dental.

Essa característica física do produto em barra possibilita que as embalagens sejam menores, reduzindo o consumo de materiais como o plástico, e até mesmo substituindo seu uso por opções biodegradáveis, como o próprio papel.

Cosméticos em barra cada vez mais presente no portólio das marcas

Os consumidores também estão cada vez mais rígidos na escolha do produto e demandando por opções sustentáveis que não degradem o meio ambiente. Por isso mesmo, a tendência é que os produtos sem água ganhem espaço nos portfólios das marcas nos próximos anos.

Segundo reportagem da Exame, nas gôndolas de farmácias e e-commerces é possível encontrar produtos sólidos para cabelos, como xampus e condicionadores, para a pele, como desodorantes, balms, primers e de higiene bucal.

Para higienizar a boca, basta molhar a escova de dentes, mastigar a pastilha sabor hortelã, que começará a espumar, e escovar os dentes normalmente. Os comprimidos da Sana Green são vendidos em embalagens de vidro com 70 unidades, por 30 reais. Também é possível comprar o refil, embalado em um pacote de papel. Em breve, entrarão no portfólio da marca novos sabores de pastilhas, escovas de dentes com cabo de bambu, enxaguantes bucais no formato de pastilhas efervescentes e fios dentais feitos a partir do casulo do bicho da seda.

Na marca de clean beauty, Simple Organic, as pastilhas de dente também estarão à venda em breve. A pastilha Taste poderá ser tanto mastigada, quanto usada com a escova de dentes. Dos produtos mais vendidos da marca, dois são sólidos. O primer blur effect e o balm de olhos. As mulheres costumam usar o produto ao se deitarem na cama para dormir, é um produto para hidratar os olhos e para evitar a linha finas. É um skincare rápido.

A B.O.B começou com a introdução de xampus e condicionadores em barra em 2018. Atualmente a marca conta com barra de limpeza facial, máscaras capilares, linha kids e sabonete íntimo no portfólio. Desde junho, foi introduzida a linha de desodorantes, seguindo a proposta da marca em compor um “banheiro zero plástico”.

A ECO, marca própria de conceito sustentável da Pague Menos, também conta com uma linha de xampus e condicionadores sólidos. Ao todo, estarão disponíveis.

Fonte: Panorama Farmacêutico