Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

FecomercioSP lança portal de Logística Reversa para consumidores, sindicatos e comerciantes

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-06-09 12:00:08

 

A Fecomercio SP, na última terça-feira (06), lançou uma nova plataforma digital voltada para a logística reversa. O portal reúne informações para que consumidores, estabelecimentos comerciais e sindicatos participem do retorno de produtos pós-consumo aos fabricantes e importadores.

Por meio do professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio/SP, que abriu o evento, foi apresentada a importância junto aos órgãos reguladores, facilitando e estimulando o diálogo com o setor. Esta atuação é uma interface com as áreas governamentais, sendo um processo que tem facilitado a implementação da Logística Reversa, e tem dado segurança jurídica e técnica para elaboração dos termos de compromisso.

 

O site será importante para que o comércio possa participar dos Termos de Compromisso de sistemas de Logística Reversa no Estado de São Paulo e, ainda, se preparar para receber de seus clientes pilhas, baterias portáteis e baterias de chumbo ácido pós-consumo.

Além do professor José Goldemberg, o evento contou com o secretário adjunto do meio ambiente de São Paulo, o Antônio Velloso, que apontou a situação do lixo no Estado como crítica, e, que, a Logística Reversa é fundamental, pois além de colaborar com o meio ambiente, saúde pública, também reduz a geração de resíduos. “A solução do “lixo” é um problema que deve ser tratado de maneira regionalizada.” colocou o secretário.

Segundo o representante do meio ambiente, não pretendem aprovar planos de Logística Reversa de maneira individualizada, querem Acordos Setoriais ou Termos de Compromissos firmados entre os elos da cadeia e associações e instituições representativas do setor, como a FecomercioSP, por exemplo. Citou ainda que, as grandes empresas que não aderirem ou participarem de termos de compromissos ou acordos setoriais, poderão ser notificadas e penalizadas em breve pelas autoridades. O governo está maleável estimulando as negociações e colocando metas negociáveis.

O Sincofarma/SP marcou presença através da participação do seu assessor de diretoria, Juan Becerra Ligos, que tem acompanhado todo andamento da elaboração do sistema de Logística Reversa há alguns anos.

 

Clique aqui e veja o projeto de Lei – PL 2121/2011.