Vitamina D promove melhora significativa na Dor do Pé em pacientes.
Osteoartrite de Joelho
Relação Com os Níveis de Vitamina D
A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, afetando aproximadamente 10% da população mundial. Embora a OA possa ocorrer em quase qualquer articulação, a OA de joelho é o tipo mais comum.
Leia também: Estudo mostra relação entre consumo diário de suplementos com as lembranças
Dor no Pé
A dor no pé, uma dor musculoesquelética comum, frequentemente definida como dor no pé e/ou no tornozelo, afeta quase um em cada cinco idosos e tem um impacto negativo na qualidade de vida relacionada à saúde.
A dor no pé geralmente coexiste com a dor no joelho, prejudica a atividade física e aumenta os níveis de depressão em pacientes com OA de joelho em comparação com a população geral.
Vitamina D
A deficiência e insuficiência de vitamina D, definida principalmente como a concentração sérica de 25-hidroxivitamina D inferior a 50 nmol/L e entre 50 a 75 nmol/L, respectivamente, é comum em todo o mundo e possui uma prevalência de 45% em alguns países.
Estudos epidemiológicos anteriores relataram que a deficiência de vitamina D estava associada à dor musculoesquelética crônica e depressão, mas os mecanismos subjacentes eram complexos e pouco claros.
Vitamina D
Estudo Comprova
Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia da suplementação de vitamina D na manutenção de um nível suficiente de vitamina D e redução da dor no pé ao longo de dois anos em pacientes com OA de joelho sintomática.
Resultados
A média dos escores de Manchester Foot Pain and Disability Index (MFPDI) no início do estudo foi de 22,8±7,3, com 23% dos participantes com dor incapacitante no pé;
Houve diferença significativa nos escores de MFPDI entre os grupos nos 2 anos de estudo, com melhora mais significativa no grupo 1 comparado ao placebo (-0,03 vs. 1,30) e maior melhora naqueles que mantiveram níveis suficientes de vitamina D do que naqueles que não mantiveram (-0,09 vs. 2,19).
Conclusão
Os pesquisadores concluíram que a suplementação com vitamina D e a manutenção de níveis suficientes de vitamina D pode melhorar a dor no pé em pacientes com osteoartrite de joelhos.