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Não medicamentos nas farmácias ancoram avanço do setor

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A venda de não medicamentos nas farmácias brasileiras vem ancorando o avanço do setor. De acordo com indicadores da Close-Up International, a categoria teve crescimento de 15,4% em valores nos últimos 12 meses até julho de 2024. Como parâmetro, os medicamentos de prescrição (MPX) tiveram alta de 8,4%, enquanto os MIPs registraram evolução de apenas 6%.

 

 

Nesse período, o setor movimentou R$ 147,8 bilhões em vendas, dos quais R$ 47,1 bi corresponderam aos não medicamentos. A participação desse segmento no volume de negócios também registrou aumento. Na comparação com os 12 meses anteriores, o share passou de 30,9% para 32,2%.

 

Evolução nas vendas em R$ desconto

 

  MAT 07/23 MAT 07/24 Cresc. MAT
Total R$ 134,3 bi R$ 147,8 bi 10%
MPX 53,8% 53% 8,4%
NMED 30,9% 32,2% 14,7%
MIPs 15,3% 14,8% 6%
Fonte: Close-Up International

Não medicamentos nas farmácias também crescem em unidades

 

Outro dado importante é que em unidades, nos últimos 12 meses, o crescimento das não medicamentos nas farmácias e também das demais categorias supera em três pontos percentuais a evolução registrada em agosto de 2023. “E nesse quesito, o mercado acelerou em todas as categorias. No caso dos MIPs, mesmo com o inverno de 2024 muito mais quente que o normal, as vendas se mantiveram estáveis, mas ainda assim, é uma performance melhor em relação a 2023, quando havia retração em torno de 4%”, relata Ivan Engel, diretor de serviços e insights da Close-Up International.

Na análise por nicho de farmácia, as associativistas continuam crescendo percentualmente acima do mercado, puxadas principalmente pela Febrafar, que cresceu 14,2% neste período. No caso das redes, o destaque fica com a Abrafarma que cresceu 12,7%, bem acima das demais redes de farmácias.

Já os PDVs independentes crescem apenas 6,5%, muito em função de uma retração do número de farmácias de bairro. “Depois do fim da pandemia, esse segmento vem desacelerando e o número de fechamentos de lojas aumenta de forma expressiva”, complementa.

 

Vendas por nicho de farmácia nos últimos 12 meses até julho/24

 

(em bilhões de R$ e percentual sobre montante geral)

Abrafarma                                 70,6 (48%)

Outras redes                             14,1 (10%)

Febrafar                                    24,3 (16%)

Outras associativistas              2 (1%)

Independentes                          31,3 (21%)

Farmácias digitais                    0,9 (1%)

Outras farmácias                      4,4 (3%)      

Fonte: Close-Up International

 

Cabe lembrar que todos os dados citados estão a preços de custo do varejo, que se equivalem aos preços de venda da distribuição. A Close-Up também contabiliza o mercado a preços finais ao consumidor. Nesse contexto, o canal farmácia totalizou quase R$ 210 bilhões nos últimos 12 meses.

A consultoria realizará seu evento anual para o mercado farmacêutico na próxima terça-feira, dia 8 de outubro. Na oportunidade, serão apresentadas análises mais detalhadas que pretendem ajudar o mercado a tomar decisões mais precisas sobre os planos para 2025 e entender o cenário em 2024.

 

Fonte: Panorâma Farmacêutico
Foto: Freepik