O potencial dos serviços clínicos como alavanca de vendas está sendo o tema de workshop promovido pelo Retail Farma Brasil nesta sexta-feira, dia 20 de outubro.
Na apresentação híbrida, o grupo mostra como a prática pode alavancar diversas categorias nas farmácias.
O evento, que conta com o apoio oficial do Panorama Farmacêutico, terá como foco as ferramentas de marketing que apoiam as ações geradoras de fluxo e demanda nas lojas.
Leia também: União Química entra em mercado de pediatria
“Outro objetivo é fomentar debates sobre categorias que merecem especial atenção e compartilhar ferramentas de capacitação na área de serviços clínicos”, ressalta Paulo Gomes, vice-presidente de relacionamento com o mercado do Retail Farma Brasil.
Serviços clínicos têm demanda crescente
Os serviços clínicos pedem passagem no varejo. Com a liberação da Anvisa, as farmácias podem realizar mais de 50 exames e vivem um momento de alta procura.
Apenas no segundo trimestre de 2023, a busca por esses serviços já aumentou 40%, de acordo com dados da plataforma Clinicarx. Os exames com maior demanda vão de clássicos, como a aferição de pressão, a mais modernos, como o teste para a detecção da dengue.
Para o fundador e diretor executivo da plataforma, Cassyano Correr, a proximidade com o consumidor tem impulsionado os serviços farmacêuticos. “Todo mundo tem uma farmácia perto de casa”, analisa.